O HPV genital tem cura?

O HPV é a sigla para Papiloma Vírus Humano, a mais comum doença sexualmente transmissível do mundo, embora possa ser transmitida também pelo contato de objetos. Mesmo assim, não são todas as pessoas que apresentam os sintomas do HPV, como as verrugas genitais. Outro tipo de acometimento do HPV se dá através de alterações mais comprometedoras a nível celular, podendo predispor o paciente ao câncer.

No caso do HPV genital com sintomas, é possível eliminar a manifestações das verrugas com tratamentos realizados pelo médico dermatologista. Nesse caso, dá a entender que existe cura para o HPV no que se refere às manifestações clínicas. Entretanto, não há como eliminar o vírus do organismo, sendo assim, não há existe uma cura definitiva. Pacientes adultos que ainda apresentam manifestações clínicas do HPV seguirão contaminados a vida toda, uma vez que o sistema imunológico da pessoa não consegue eliminá-lo e, infelizmente, não existe fármaco que o elimine completamente.

Uma das formas eficazes de tratar a doença em sua forma clínica é o tratamento do HPV com crioterapia, um tratamento minimamente invasivo e realizado no próprio consultório médico. No tratamento do HPV com crioterapia é utilizado nitrogênio líquido que, ao ser disparado na lesão a uma temperatura de -35 graus centígrados, rompe a estrutura das células afetadas e a lesão desaparece. Como não é possível verificar a presença do HPV em outras áreas próximas às lesões, não raro é indicada uma reconsulta, considerando a possibilidade de uma recidiva.