Alopecia Androgenética

O que é alopecia androgenética?

A alopecia androgenética, conhecida como calvície masculina ou feminina, é um tipo comum de perda de cabelo que ocorre em homens e mulheres devido à influência de fatores genéticos e hormonais. Trata-se da forma mais comum de queda de cabelo e, geralmente, se desenvolve gradualmente com o passar dos anos.

O que causa alopecia androgenética?

A alopecia androgenética pode ser influenciada por vários fatores, incluindo predisposição genética, idade, níveis hormonais, histórico familiar e até mesmo estresse. Na alopecia androgenética, os folículos capilares são geneticamente sensíveis aos hormônios sexuais masculinos, como a testosterona e sua forma ativa, a dihidrotestosterona (DHT). Esses hormônios afetam os folículos capilares, tornando-os mais finos e enfraquecidos, o que leva ao afinamento do cabelo e, eventualmente, à sua queda.

Quais os sintomas de queda de cabelo causada por alopecia?

Nos homens, a alopecia androgenética tende causa a receding hairline (retirada da linha do cabelo na testa) e a formação de uma “coroa” calva na parte superior da cabeça. Já nas mulheres, a perda de cabelo é mais difusa, com afinamento do cabelo em toda a cabeça, mas raramente resulta em completa calvície.

Qual o tratamento indicado para alopecia androgenética?

Embora não haja uma cura definitiva para a alopecia androgenética, existem opções de tratamento disponíveis, como medicamentos tópicos ou orais, terapia a laser, transplante capilar e outros procedimentos estéticos. É recomendado procurar um dermatologista especializado em cabelo e couro cabeludo para avaliar o problema e discutir as melhores opções de tratamento para cada caso específico.

*o Dr. Nordon não realiza tratamentos a laser nem transplante capilar.