Manchas na Pele
Como identificar manchas na pele?
As manchas na pele podem acontecer por diversas razões, desde uso medicamentos, herança genética, a gravidez, até manifestações de patologias mais comprometedoras como o melanoma, por exemplo. Sua identificação inicial por parte do próprio paciente está relacionada à mudança de padrão de cor em alguma determinada área do corpo ou rosto.
Quais as manchas na pele mais comuns?
Manchas na pele são manifestações de que algo não vai bem com nosso corpo. Fatores como exposição excessiva ao sol, bem como, doenças doenças mais comprometedores, podem revelar na pele formações que somente o especialista em dermatologia possui capacitação para o diagnóstico correto. É por meio dessas formações visíveis na superfície da pele que o profissional identifica se o problema é localizado – apenas naquela região – ou se é algo mais sério.
Embora não revele seu potencial, a tonalidade da mancha diz muito sobre qual é a manifestação do corpo, podendo ser branca, marrom, vermelha ou roxa. Fatores como alergia, inflamações, micose, rubéola, vitiligo, sarampo, melasma, entre outros, podem apresentar manifestações de formas visíveis na pele.
Melasma:
As manchas na pele de melasma surgem majoritariamente na região do rosto, podendo também aparecer nos braços, no pescoço e colo. Sua ocorrência é comum principalmente na população feminina na fase de menopausa ou em razão do uso anticoncepcionais.
Melanose Solar:
Melanose Solar é o nome que se dá àquelas manchas na pele relacionadas à exposição solar. Surgem principalmente nas regiões menos protegidas do corpo como dorso das mãos, colo e nas costas.
Efélides:
Popularmente conhecidas como sardas, as efélides são manchas na pele com características genéticas, sendo mais comuns em pessoas de pele muito claras.